sábado, 31 de outubro de 2009

SARAU DA POESIA

SARAU DA POESIA
A Cada nova oficina, encontro-me mais como professora de Língua Portuguesa. O Programa Gestar II tem sido um grande presente em minha vida. O resultado está vindo muito antes do que esperava!
Organizei o SARAU DA POESIA, nas turmas 61 e 81 do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Os alunos foram desafiados a decorarem poesias ou apresentarem suas próprias produções. Foi uma atividade muito interessante. Surpreendi-me muito com alguns alunos que superaram a timidez e declamaram belas poesias, além daqueles que criaram suas próprias poesias para compartilhar com os colegas. Poucos foram os alunos que apresentaram resistência a esta atividade, pois embora consideraram difícil no começo, depois acabaram se envolvendo.
Confira a poesia da Aluna Joselaine, do 3º Ano do Ensino Médio:

ENTRE E SÓ!!
Começou apenas
eu e ele
só nós, no meio de tantas...
Só nós entre elas, vermelhas e brancas

Eu não sabia, não tinha percebido
nem ele imaginava
que eram tão lindas...
elas...e nós dois...

Pensei que não fosse tão mágico
o momento...
Que ironia!
Me perdi, quase que todo o tempo

Cansei! Procurei tanto!
Mas quando percebi
só ele me fez abrir
os olhos...

São tão lindas!!!
Recebi como presente
um beijo tão doce quantos seus aromas...
Lindas...

Traição do destino.
Estive em seus braços
entre elas...que eram muitas
mas agora.... o perdi.

Elas, desabroxadas!
Eu e ele
eu e o amor, entre elas...
entre as rosas...
Se foi...Acabou!

Começou apenas
nós dois, entre elas
terminou só eu... o vento!
Só eu, eu só...

Elas...
Ele...
Tudo passou...
Veio o outro... o vento...
Ilusão!

Só eu restou...
No vento achei
e no vento perdi
Perdi!
Só eu, eu só...

Joselaine Teixeira de Oliveira – aluna do 3°A


Fiquei encantada também com o aluno André, que escreveu uma linda poesia sobre as aulas de Português.

PORTUGUÊS

Eu andava sozinho
Por um longo caminho
Tentando entender
O Português
Queria gostar,
Mas era pior que Inglês
A matéria eu entendia
Só não tinha diversão
Era aquilo todo o dia
Uma aula chata
Igual quando o cadarço desata
Na aula era só escrita
Cada palavra esquisita
Tudo melhorou
Quando a 6º série chegou
A aula chata que era à toa
Agora virou BOA...
E digo para vocês
Que só gosto de Português
Por causa de você profe LU !!!!!!!!

Aluno André Paz – 6ª série

AMOR

De que vale uma vida sem um amor ?
Um amor seja ele qual for.
Amor de amigos.
Amor de família
Amor seja ele qual for
Sempre será um amor.
E que coisa mais bela que é amar e ser amado.
Que coisa mais boa é termos as pessoas que amamos ao nosso lado.
É uma coisa tão boa que todos deveríamos experimentar
O sentimento de AMAR.


Júlia – 8ª SÉRIE


























Nenhum comentário:

Postar um comentário