quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Avançando na prática Unidade 19


PRODUZINDO HISTÓRIAS MALUCAS!!!!
No dia 17 de agosto de 2009, apliquei a atividade do TP5, com o objetivo de estimular os alunos a produzirem um texto narrativo - gênero história.
Foram distribuídos papéis e cartelas no tamanho de 1/4 de uma folha de ofício. Em cada papél os alunos deveriam escrever uma resposta para cada uma das perguntas:
1) O que aconteceu?
2) Onde aconteceu?
3) Quando aconteceu?
4) Quem foram os envolvidos?
5) Qual foi o desfecho da história?
Todas as respsotas foram colocadas em caixas separadas. Depois cada aluno retirava, por sorteio, uma das respostas de cada caixa, ficando assim com 5 respostas diferentes dadas às perguntas.
De posse das respostas, cada aluno, que agora não possuia mais as informações escritas por ele na primeira fase da atividade, teve que produzir uma história que fizesse sentido com os "pedaços" de história que recebeu, observando os mecanismos de coesão.
Essa atividade foi muito legal, todos os alunos queriam compartilhar com os outros suas respostas, também divulgamos no jornal mural o texto de alguns alunos.
Posto aqui, algumas histórias malucas para vocês!
O casamento

Segunda-feira passada, em Três Passos, aconteceu um casamento entre a Lacraia e o Tiririca, depois da cerimônia religiosa teve muita festa.
Quando a noiva entrou na igreja, todos pasmaram, pois ela estava de vestido azul com detalhes pretos, as madrinhas gostaram então elas sorriram.
Lacraia e Tiririca viveram felizes para sempre!

Maiara da Rosa- 8ª série

Coisas de Florentina

- Ah! vida, ah! triste vida! Por que aconteceu isso logo comigo? Disse Florentina de Jesus.
- O que foi Flor? Por que todo esse escândalo?
- Há mamãe, quebrou minha unha e isso é grave mamãe!
- Calma Flor! Como aconteceu?
- Aqui em casa, e calma nada mamãe, em pleno sábado de sol eu iria sair com o Tiririca, mas com uma unha quebrada eu não vou!
Toca o telefone
- Trim... Trim...
- Flor telefone pra você.
- Oi...
- Oi Flor sou eu Tiririca.
- Oi Tiririca.
- Flor posso passar aí pegar você?
- Tiririca eu não vou sair estou com um problema grave!
- Flor, o que aconteceu? Você tá chorando?
- Ai! Tiririca minha unha quebrou!
- Flor você tá brincando, né?
- Não! É verdade!
- Ah, da licença, mulher escandalosa comigo não! Detesto piti de Patricinha! Tchau Flor!
- Não desliga! Por favor, não desliga!
Tu, tu, tu, tu...
- Ah não, perdi o jogo e tive que te ver partir!
Buááá, Buááá...
E pensar que tudo poderia ser resolvido com uma unha postiça!
- Ah não!!!

Larissa Steiger- 8ª série

O DESASTRE
ERA UMA VEZ UM HOMEM CHAMADO HENRIQUE. ELE GOSTAVA DE UMA MENINA CHAMADA MELISSA, QUE ERA SUA VIZINHA. NO ENTANTO, ELA NÃO SABIA QUE ELE GOSTAVA DELA. E SABE O QUE ACONTECEU?
TODO DIA À NOITE. ELE SUBIA BEM NO ALTO DE UMA ÁRVORE PARA FICAR VIGIANDO-A LÁ DE CIMA.MAS HAVIA UM PROBLEMA, A ÁRVORE ERA NO PÁTIO DA SUA NAMORADA CHAMADA LAIS.HENRIQUE VIGIAVA SUA VIZINHA, PORQUE ERA DELA QUE ELE GOSTAVA.SÓ QUE NAQUELA NOITE, ELE SUBIU NO ALTO DA ÁRVORE PARA FICAR ADIMIRANDO MELISSA. MAS DE REPENTE APARECEU UM GAMBÁ, DO QUAL ELE TINHA MUITO MEDO, SE ASSUSTOU E CAIU.E ELE DISSE BAIXINHO:
- UFÁ, FOI POR POUCO QUE LAIS NÃO ME VIU!
MAS A SURPRESA DELE FOI, QUE MELISSA JÁ ESTAVA LÁ EMBAIXO ESPERANDO SEU NAMORADO. AFINAL DE CONTAS ERA, EM SUA CASA! ENTÃO ELA GRITOU:
-HENRIQUE, NÃO ACREDITO QUE VOCÊ ESTÁ VIGIANDO A NOSSA VIZINHA! JUSTAMENTE A ESSA HORA DA TARDE! APOSTO QUE VOCE NEM SE LEMBRA QUE DIA É HOJE. HOJE, FAZ UM ANO QUE NOS CONHECEMOS!!!!
HENRIQUE FICOU ARRASADO. MAS NÃO TINHA MAIS O QUE FAZER. CONTOU A VERDADE E ACABOU O NAMORO.

Aluno Djhon Paulo Jhon – 8ª Série

Um comentário:

  1. Profee.. tu é muito show, sempre com ideias criativas para estimular os alunos... Aprendi muito contigo, o pouco que sei escrever vem muito dos seus ensinamentos. E a vida de blogueiro também é ótima para exercitar a escrita. Que Deus te ilumine sempre

    ResponderExcluir