domingo, 9 de agosto de 2009

RELATO DA 7ª E 8ª OFICINA

No dia 03 de agosto de 2009, realizamos mais dois encontros do Gestar II. Inicialmente a professora formadora Daiana colocou uma música orquestrada maravilhosa “Vangele Hymne” com imagens fantásticas, retratando paisagens belíssimas. Num segundo momento, fomos desafiadas a refletir sobre algumas questões na Dinâmica da lista:
1. Faça uma lista de 10 grandes amigos que você tinha a 10 anos atrás..
a) Refaça esta lista com os nomes dos amigos que hoje você ainda vê.
2. Faça uma lista de 5 sonhos que você tinha a 5 anos atrás.
a) Refaça esta lista escrevendo os sonhos que já realizou.
b) Escreva 5 sonhos que você quer realizar daqui a 10 anos.
3. Faça uma lista de 10 coisas que você considera fútil e vulgar.
a) Refaça a lista colocando 10 valores imprescindíveis atualmente.
4. Faça uma lista de 5 alunos que você traz na memória, mas não estão presentes no cotidiano.
a) Refaça a lista com o nome de 5 alunos que deixarão saudades.
5. Faça uma lista de 10 colegas professores que começaram a trabalhar quando você começou.
a) Refaça a lista escrevendo o nome dos professores que continuam lutando pelo magistério.
Esta dinâmica foi muito interessante, pois nos permitiu refletir sobre os valores que estão norteando a nossa vida, bem como do quanto é importante manter boas e duradouras amizades.
A reflexão sobre a dinâmica foi complementada pela música “A Lista” de Oswaldo Montenegro.
Cada uma de nós recebeu um bilhetinho com o nome de uma colega, no qual deveríamos escrever uma mensagem para ela. A professora formadora distribuiu bombons, que fomos pegando de acordo com a nossa preferência, mas no final acabamos dando o bombom que escolhemos juntamente com a mensagem para a colega, foi um momento muito legal, que possibilitou uma maior integração entre nós.
Passamos então ao estudo do TP5. Lemos conjuntamente o texto “Cada um é cada um” de José Roberto Torero (página 15). Comentamos sobre o estilo de cada um, as diferenças, o que é estilo e o que é variante linguística.
A diferença entre estilo e variante linguística está na intenção do indivíduo no momento da fala. Se esta contém uma carga de expressividade, porque o falante deseja manifestar ou transmitir emoção naquele ato de fala específico, esse fato é matéria da estilística. Se, ao contrário, um certo indivíduo tem como característica permanente uma forma particular de uso da língua, esse fato constitui um idioleto e pertence a linguística.
É importante perceber que a língua apresenta variações, conforme os grupos que a usam. Cada uma das variantes da língua usada por um grupo apresenta regularidades, recursos normais para aquele grupo.

Refletimos também sobre a importância da ESTILÍSTICA, que é uma das disciplinas voltada aos fenômenos da linguagem. De forma simples, é o estudo do estilo.

O estilo, por sua vez, é conceituado de várias maneiras pelos estudiosos da estilística. De modo geral, as definições consideram-no como o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do falante.
A estilística estuda os valores ligados à sonoridade, à significação e formação das palavras, à constituição da frase e do discurso.
Ao trabalhar com a estilística é muito interessante trazer alguns trava línguas, conforme foi exemplificado pela professora formadora:
“TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TRISTES POBRES TIGRES”.
“NUM NINHO DE MAFAGAFOS,
SEIS MAFAGAFINHOS HÁ,
QUEM OS DESMAFAGAFIZAR
BOM DESMAFAGAFIZADOR SERÁ”.
É muito importante refletir e oportunizar esta discussão com os alunos de que também usamos do recurso dos sons da língua para expressarmos nossas emoções e afetividades. Fazendo parte desse conjunto de recursos os fonemas, os acentos, a entonação, o ritmo de sílabas, palavras ou frases.
Nesta oficina realizamos um trabalho muito legal sobre PROVÉRBIOS. Embora já tenha trabalhado com os alunos no início do ano sobre este tema, achei algumas sugestões da professora formadora interessantes, que pretendo compartilhar com meus alunos.
Refletimos também sobre a metáfora e a metonímia, que constituem importantes recursos de estilo, assim como as tonalidades emotivas das palavras, que indicam a emoção, o sentimento do falante.
Gostei muito da temática abordada no TP5, vou procurar conciliar com o conteúdo previsto nos Planos de Estudos da série, incrementando com as inúmeras atividades sugeridas.
Para trabalharmos com a coerência textual a professora encaminhou a dinâmica das 3 cores, com a seguinte ordem:
Papel amarelo – escrever um nome de uma pessoa.
Papel azul– escrever o nome de um lugar.
Papel verde– escrever um verbo no gerúndio.
Três envelopes, um para cada cor.
Depois fomos construindo narrativas orais com os elementos disponíveis, bem como fomos acrescentando outros elementos textuais.

A dimensão linguística fornece pistas para que, na leitura, seja (re)construído um mundo textual, que pode ou não coincidir com a versão que se tenha do mundo real. A coerência pode estar ligada a uma interpretação e, por isso, depende, em grande parte, das inferências que o leitor seja capaz de fazer a partir das pistas textuais e de seu conhecimento do tema e do mundo. Por isso, para o estabelecimento da coerência textual, contribuem tanto fatores linguísticos quanto aqueles ligados ao contexto situacional, os interlocutores em si, suas crenças e intenções comunicativas, além da função comunicativa do texto em si.

É muito importante perceber que a coerência não é uma questão de tudo ou nada, mas de gradação de possibilidades. Com o domínio de habilidades de leitura desenvolve-se a consciência para as estratégias que utilizamos na apreensão dessas pistas. Assim, torna-se importante o equilíbrio entre as informações que já são do conhecimento prévio do leitor e as informações novas que o texto pretende trazer.

Para complementar o estudo da coerência realizamos a leitura do texto página 57 – AAA5, versão professor e o completamos, bem como realizamos a Atividade da página 62 (Texto 2). Estas atividades foram muito interessantes e servem de sugestão para trabalharmos com nossos alunos.
Um momento sempre muito significativo dos nossos encontros é quando cada cursista apresenta o Relato do avançando na prática aplicado com seus alunos.
Para esta oficina não conseguimos aplicar todas as práticas pretendidas, em virtude da suspensão das aulas por motivo da gripe A, mas o que foi trabalhado foi muito interessante.

Para descontrair e também refletir sobre o emprego da língua padrão, assistimos o vídeo “Assalto com cultura”.

Além da coerência, refletimos bastante sobre a coesão textual, que se refere às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto.

“Enquanto a coerência textual se constrói na relação entre o texto e seu contexto, a coesão se constrói na interrelação entre as partes do texto, fazendo dele um todo significativo. Por isso, a coesão textual é solidária a coerência”.

Para trabalhar a coerência e a coesão textual, uma atividade muito legal foi a sugestão da produção da História maluca, a qual foi sendo construída a partir dos objetos apresentados pela professora, de forma que ficasse coesa e coerente.
“As Aventuras de Aninha.

A menina do vestido verde tinha belas tranças douradas. Carregava consigo uma cesta de flores do campo, que havia colhido.
Para sua surpresa, uma de suas tranças começou a desfazer-se, pois havia perdido o grampo.
Voltando para casa encontrou um porta moedas. Abriu-o e verificou que estava cheio de moedas. Pensou: “Se não aparecer o dono, vou comprar um grampo e um desodorante roll-on de erva doce da Natura”.
Ansiosa para contar o que havia acontecido a sua mãe, saiu correndo e durante o percurso acabou perdendo o seu brinco.
Chegando em casa, a sua mãe esperava apreensiva na porta, com um olhar questionador e algo escondido em suas mãos.
A menina que estava louca para contar o acontecido para a mãe, acaba vencida pela curiosidade e perante acena pergunta:
- O que tens aí escondido?
Sua mãe mostra o convite para uma festa de aniversário, juntamente com o presente que havia comprado, um creme hidratante para crianças.
O dia da festa chegou. Aninha lembrou-se de levar a câmera digital para registrar os melhores momentos. Como a festa era na beira dapraia, deparou-se com belas conchas do mar, as quais foi recolhendo. Colocou-as em sacos plásticos e fechou-os com clips.
A festa estava animadíssima com o rádio sintonizado na Rádio Alto Uruguai FM. Porém, alguns preferiram ir para perto do mar e jogar bola.”

Outra sugestão de atividade interessante foi a análise de um texto publicitário, proposta na Oficina 9 da Unidade 18, que resultou no texto a seguir:

“O texto enfoca a preocupação com as práticas sociais e ambientais. Ao mesmo tempo gera riquezas e preserva o patrimônio dos brasileiros. Faz uma intertextualidade entre a linguagem verbal e não-verbal, pelas cores e imagens que apresenta. As cores presentes no texto são as mesmas da nossa bandeira brasileira, símbolo do nosso país, dando abertura para que possamos fazer a leitura de que a empresa também brasileira e, portanto, símbolo nacional. Um dos efeitos pretendidos é mostrar que é justamente por preservar o ambiente que ela se destaca. Portanto, é um texto publicitário que usa com propriedade a linguagem verbal e não-verbal para garantir a construção da coerência textual e alcançar os efeitos de sentidos pretendidos, dentre esses o de que a empresa está se tornando cada vez mais brasileira, por estar preocupada com o país como um todo”.

Embora as relações lógicas sejam operações de raciocínio lógico expressas linguisticamente, a organização lógica de um texto depende também da situação de interação, ou do contexto. Por isso, a escolha de como será feita essa organização corresponde sempre a uma intenção comunicativa que está incorporada ao texto.

A língua dispõe de variados recursos para marcar as relações lógicas que constituem a textualidade e funcionam como pistas para a depreensão dos implícitos. As orientações para uma correta interpretação das relações lógicas é parte das relações de coesão e coerência de um texto. Para trabalhar este aspecto, a professora formadora encaminhou a Atividade PLAT pg. 113 – AAA5 versão professor, que será muito positiva para ser aplicada em sala de aula. Além disso, realizamos a atividade de produção da página 258, construção de um texto publicitário.
“Sempre estive em suas mãos.
Rolei entre seus dedos.
Muitas vezes me senti sufocada, apertada, molhada de suor.
Me acabei de tanto ser usada.
Agora, jogas-me no lixo! Acabou.
Adeus. Vou sumir de sua vida.
A sua caneta”

Antes de finalizar o encontro assistimos um vídeo sobre as expressões idiomáticas que usamos em nosso cotidiano, expressas através da linguagem não-verbal e realizamos a Avaliação do Gestar II desenvolvido até o momento (40 horas).

AVALIAÇÃO DO GESTAR II

O Gestar é um programa que veio contribuir para a nossa prática pedagógica. Além de nos dar a fundamentação teórica, traz sugestões de atividades e oportuniza a socialização de experiências entre as cursistas que tem sido significativas para nós, bem como tem tornado nossas aulas mais interessantes e motivadas.
Os encontros foram maravilhosos, a professora formadora está muito bem preparada, procura trazer materiais atualizados e dinâmicos sobre os conteúdos de língua portuguesa, bem como estimula-nos com vídeos motivacionais e orientações pertinentes.
A recepção dos alunos quanto as práticas está sendo muito positiva. Os mesmos têm participado ativamente das atividades, têm produzido textos cada vez melhores e aguardam ansiosos por novidades. Além disso, têm acompanhado as informações postadas nos blogs e têm motivado-se a criar um blog coletivo.
O material disponibilizado pelo Gestar II traz discussões lingüísticas atuais, incentiva a leitura e a produção escrita tanto do aluno quanto do professor. Uma das maiores dificuldades enfrentadas tem sido a falta de tempo para dar conta dos TPs, fazer os relatórios, bem como aplicar todas as atividades que gostaríamos em sala de aula, até porque cada escola tem um Plano de Curso que não pode simplesmente ficar de lado.
Apesar disso, avaliamos positivamente o programa desenvolvido até aqui e esperamos continuar a nossa caminhada em busca de formação e conhecimento.

Cursistas: Luciane e Lisete.

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