domingo, 2 de agosto de 2009

RELATO DO AVANÇANDO NA PRÁTICA DA UNIDADE 13

No dia 06 de julho de 2009, procurei refletir com os alunos sobre os usos sociais e as funções da escrita no cotidiano, considerando que vivemos cercados por diferentes modos de organização da informação na escrita: em casa, no comércio, na escola, nas revistas, nos livros que lemos, nas ruas, etc. Desta forma, refletimos sobre o termo letramento que se refere aos modos como a escrita se apresenta na sociedade, seus usos e as funções que ela exerce nas diferentes situações comunicativas em que é utilizada coletiva e pessoalmente.
Percebemos, portanto, que é importantíssimo observar o ambiente letrado para que possamos entender as práticas da cultura escrita e transformar os nossos conhecimentos.
Neste dia dividi a turma em grupos de 4 ou 5 membros e dei como tarefa para cada grupo escolher um ambiente letrado para coletar informações sobre os usos da escrita no ambiente designado. Além disso, cada grupo deveria organizar as informações em um cartaz para socializar com a turma.
No dia 07 de julho de 2009, cada grupo apresentou para a turma seus achados. Durante a apresentação oral, fomos refletindo sobre as construções textuais, frases e termos utilizados, elementos verbais e não-verbais e a pontuação utilizada.
Os alunos foram muito criativos e procuraram visitar os mais diferentes ambientes, tais como posto de saúde, igrejas, Brigada Militar, a escola, até mesmo o cemitério. Os cartazes elaborados passaram a compor o ambiente letrado da sala de aula.
Foi uma atividade muito produtiva e interessante, que despertou o interesse e a participação dos alunos, possibilitando-nos refletir sobre a linguagem e os diferentes usos e funções da escrita de forma prazerosa, observando o meio em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário