domingo, 2 de agosto de 2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA UNIDADE 14

No dia 13 de julho de 2009, levei para a sala de aula um dos poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade, extraído de seu primeiro livro, publicado em 1930: Alguma poesia, que aborda a temática – “Cidades”.
Inicialmente conversei com os alunos sobre a época em que o poema foi escrito, o lugar onde o autor nasceu e sobre o que está falando o poema. Em seguida, desafiei os alunos a fazerem um depoimento sobre a nossa cidade e falarem de outras cidades que eles conheciam, questionando-os se desejavam conhecer ou morar em outras cidades.
Num segundo momento, passei o poema no quadro e li para a turma:
CIDADEZINHA QUALQUER

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
devagar...as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

Após a leitura, questionei-os se haviam gostado ou não do poema, se acharam difícil ou não, simples ou não, etc. Os alunos em sua maioria comentaram que preferem poemas rimados, mas entenderam este poema como uma descrição de um lugar muito pacato, onde “tudo” anda devagar. Assim, para mostrar esse ambiente simples, o autor empregou com muita propriedade uma linguagem simples e um poema curto e sem enfeites, sem rima e com métrica variada.
Depois de refletirmos sobre o poema, convidei-os a fazerem uma leitura em voz alta de forma coletiva e individual, variando os ritmos e tons.
Por fim, desafiei os alunos a escreverem sobre a sua cidade, ou outra para qual adorariam ir, a partir do título “A cidade dos meus sonhos”.
Essa atividade foi muito interessante, porque alguns alunos encontraram formas diversificadas para expressar suas idéias e sentimentos, tais como paródias, poemas, descrições e outros gêneros textuais. Também foi interessante perceber, que nem todos os alunos desejam morar um uma cidade, ou pelo menos na zona urbana, um aluno, por exemplo, descreveu que seu sonho é morar em um sítio. Esta atividade permitiu que eu fosse conhecendo melhor os interesses e gostos de meus alunos.


Paródia da Música Epitáfio

Devia ter ajudado mais
Ter cuidado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter acreditado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter valorizado
A cidade do meu coração
Onde fui muito feliz
Mas poderia ter vivido
Com mais emoção

:/Vejo a saudade
Me surpreender
Quando eu estou distraído/:
Quando eu estou...

Devia ter participado mais
Trabalhado mais
Para a cidade crescer
Devia ter me importando menos
Com problemas pequenos
Ter feito a vida acontecer...

Alunos Danieli e Anderson – 8ª série


A CIDADE DOS MEUS SONHOS

Para mim, a cidade, não é exatamente meu sonho, pois eu gostaria de morar no campo, com uma casa grande e bonita, ter um grande pedaço de terra para plantar, um grande açude para pescar e um riacho para tomar banho.

Queria que no meu sítio tivesse galinhas, porcos, bois, vacas e um cavalo bom.
No galpão queria ter um carro e uma moto.
Esse é o meu sonho, o de morar no campo!

Aluno John Alan Dresch – 8ª série

Nenhum comentário:

Postar um comentário