domingo, 9 de agosto de 2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA DA UNIDADE 17.

No dia 28 de julho de 2009, apliquei o avançando na prática da Unidade 17, página 24. Para introduzir a atividade segui as orientações e procurei fazer com os alunos um exercício de auto-observação e em seguida, aproveitando a sugestão da aluna Larissa, fizemos um amigo secreto e cada colega teria que descrever o estilo do seu amigo secreto, sendo que os demais deveriam adivinhar quem seria. Esta atividade foi muito interessante, pois permitiu aos alunos perceberem que o estilo é um conjunto de recursos expressivos usados para gerar um efeito de sentido, da forma que cada um tem o seu estilo pessoal. Esse tema também teve uma boa recepção considerando que nesta fase da vida dos alunos, estão definindo seus estilos pessoais e a sua individualidade.
Levei para sala de aula várias revistas, a partir das quais estimulei os alunos a emitirem comentários sobre o estilo das revistas, das propagandas, estilos de vestimenta das pessoas que aparecem em contextos sociais diferenciados, depois lemos o texto “Cada um é cada um” de José Roberto Torero e refletimos sobre ele. Para complementar o estudo do estilo refletimos sobre os recursos expressivos usados para gerar um efeito de sentido através da análise do poema “Trem de ferro” e da análise da sua intertextualidade com o poema de Almir Correia. Os alunos perceberam que o segundo texto é uma espécie de paródia do texto do Bandeira e acharam muito interessante a forma de composição dos versos que mantém o efeito de sentido do trem em andamento, porém agora seria a ação realizada por um homem, através da repetição da mesma ação “Tomar café”.
A partir desta atividade desafiei os alunos a produzirem poemas sobre temas e recursos de estilo diversos, que serão apresentados quando voltarmos às aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário