domingo, 12 de julho de 2009

Avançando na prática, unidade 9



No dia 1º de junho de 2009, apresentei aos alunos da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida, de Sede Nova-RS o Programa Gestar II e coloquei que a turma deles havia sido escolhida para o desenvolvimento das atividades práticas do mesmo.
Neste dia, trouxe para sala de aula vários textos – notícia, receita, crônica, carta pessoal, carta de opinião e biografia – os quais foram lidos e analisados com relação ao seu conteúdo, finalidade, meio em que é veiculado, função sócio-cultural, etc. Pela experiência lingüística dos alunos e conhecimento de mundo, identificou-se com facilidade os gêneros textuais representados.
Num segundo momento, procurei construir junto com eles o conceito de gêneros textuais, que são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Os gêneros textuais permitem as pessoas comunicarem-se nas diferentes situações discursivas, pois contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. Como afirma Marcuschi (2002), “...é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto”. A comunicação, portanto, só é possível por algum gênero textual.
O foco da aula foi o trabalho com o gênero textual Biografia. Após apresentar em slide a biografia do poeta Carlos Drumond de Andrade, observamos as informações que constituem uma biografia, as características textuais e lingüísticas da mesma, depois procuramos identificar em que outros materiais esse tipo de texto aparece, especialmente nos livros de literatura que os alunos tinham consigo.
Por fim, desafiei-os a elaborarem a sua própria biografia, na terceira pessoa, como foi feita a de Carlos Drumond de Andrade.
A atividade foi muito significativa e o resultado muito positivo, o que pode ser observado depois na leitura da biografia dos alunos, que foi realizada na aula seguinte.
Esta atividade também desenvolvi com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio e os resultados foram fantásticos.
BIOGRAFIAS DE ALUNOS
Danieli Frizzo Back nasceu em 01 de fevereiro de 1995, no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de São Martinho. É filha de Arno Back e Jacinta Frizzo Back, tem um irmão de 22 anos que se chama Sandro Frizzo Back. Aos 5 anos seus pais a matricularam na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida, onde estudou até a 2ª série do ensino fundamental. Na 3ª série estudou na Escola Fernando Ferrari de Humaitá, Rio Grande do Sul e na 4ª e 5ª série estudou na Escola Municipal de Sede Nova. Na 6ª série voltou a estudar na escola Raimundo Almeida, onde estuda até hoje, na 8ª série. Dani gosta de participar das atividades escolares, tanto que participa do grupo de danças gaúchas de sua escola e adora fazer apresentações. Pretende cursar medicina e atingir todas as suas metas e objetivos, superar seus medos e aprender muito com a vida.
(Danieli Frizzo Back – aluna da 8ª série)


Laércio Gregory nasceu no dia 3 de fevereiro de 1992, no Hospital de Caridade de Campo Novo, seus pais são Guido e Marta Gregory. Desde a sua infância, reside na localidade de Linha Gessi, interior do município de Sede Nova-RS. Desde os primeiros dias de vida era levado junto para a lavoura, onde seus pais trabalhavam e ele descansava ou ficava brincando embaixo de uma bergamoteira, a qual ainda hoje existe no local. Sempre foi junto com seus pais para lavoura até que um dia se perdeu no meio da soja, sua mãe e seu pai ficaram apavorados pensando que não o achariam mais. Com sete anos Laércio pela primeira vez dirigiu um trator e começou a ir na escola na comunidade de Santa Terezinha. Laércio estudo em Santa Terezinha até a 5ª série, numa turma multisseriada. Como não havia transporte escolar ia de bicicleta todo dia para a escola. Com 10 anos, seu pai o deixou colher pela primeira vez. Laércio sempre gostou muito da lavoura sendo que um dia tinha prova e seu pai estava colhendo perto do colégio. Esqueceu de fazer a prova para ficar olhando para o seu pai. A prova valia 100 pontos e ele tirou apenas 25. Com 12 anos, passou a estudar na Escola João Didoné, que ficava no centro do município, até completar a 8ª série. Com 15 anos ingressou no Ensino Médio e começou a freqüentar a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida. Laércio nunca gostou muito de estudar, mas suas notas não eram ruins, assim foi sendo aprovado ano a ano. Na verdade, sua grande paixão é trabalhar na lavoura com máquinas, plantar, colher, passar veneno dentre outras atividades. Assim, pretende concluir este ano o terceiro ano e ficar trabalhando na lavoura. Um dos seus maiores sonhos é comprar uma moto para fazer trilha e ser muito feliz.
(Laércio Gregory- aluno do 3º Ano)

Um comentário: