HISTÓRIA DO AUTOCONHECIMENTO.

Era uma vez uma folha de papel quadrada inconformada com a quadradice de sua vida. Entrou em crise.Sua primeira reação foi se olhar sob outros ângulos.Em busca de transformação, a folha se preparou e fez um movimento de voltar-se para si mesma.A transformação conseguida com esse movimento deixou a folha muito feliz. Contente, partiu-se e descobriu em si novas formas: triângulos.Ao repetir o movimento de voltar-se para si em um dos triângulos, mesmo sob outros ângulos, descobriu novos triângulos.Inconformada com a repetição dos triângulos, saiu em busca de novos movimentos. Reage. Estuda seu grande triângulo e faz outro movimento de voltar-se para si, com outra disposição.Parte-se. Abandona a parte já conhecida (triângulo) e encontra uma nova forma: um trapézio.Virou que virou até que se descobriu... um barco!! Ufa!! Transformação total. Pôde viajar por “mares nunca dantes navegados”.E viajou: mares longínquos, águas desconhecidas, profundas, até que, durante uma tempestade (como essas que há na vida de todos nós), foi arremessada contra o rochedo e partiu-se ao meio.Nova reação! Olhou-se sob outro ângulo e se descobriu...um par de sapatos!!!Caminhou por terras longínquas, terras exóticas, terras misteriosas, caminhou tanto que chegou a gastar o calcanhar de um de seus sapatos.Mas, sua determinação não a deixava desistir. Continuou a explorar outros espaços, caminhando com um só sapato, até que, distraída, não viu que “no meio do caminha tinha uma pedra” e tropeçou. O sapato partiu-se e perdeu o bico. Ao perder o bico constatou que lhe restava sua forma original: o quadrado – sua identidade: sua essência enriquecida por novos conhecimentos, experiências e possibilidades!!!
Depois tivemos que reconstruir o tangran, atividade esta que exigiu atenção e persistência!

Conta uma lenda chinesa que, há 4000 anos, um homem deixou cair um azulejo que se quebrou em 7 pedaços. Na tentativa de recuperar a forma original, o homem descobriu que a combinação das peças produzia uma infinidade de figuras. Nasceu, assim, o jogo mágico de criar formas e figuras com o tangram.
A partir dessa lenda, nós também fomos desafiadas a criar figuras diverasas com as peças
do tangram, com as quais montamos dois painéis muito legais, que podem ser observados na foto!!!

Num terceiro momento, refletimos sobre a teoria dos gêneros textuais e também discutimos sobre os principais gêneros textuais que circulam no nosso dia a dia, aqueles que já estamos trabalhando em sala de aula, bem como comentamos sobre a necessidade de incluir mais gêneros textuais em nossas aulas de Língua Portuguesa. Como é o caso da fábula moderna da Cigarra e da Formiga.
A socialização do Avançando na prática foi um momento muito significativo, pois cada colega foi colocando sua experiência a qual era comentada e complementada pelas demais. Percebemos que em muitas turmas sentimos a necessidade de trabalhar algumas questões teóricas antes de aplicar a atividade, o que tornou a atividade muito mais significativa. Esse momento também foi muito interessante, pois algumas colegas incrementaram suas atividades com sugestões muito interessantes.
Após a socialização do avançando na prática, lemos alguns poemas e refletimos sobre o gênero poético. Eu acabei pegando aleatoriamente um poema que eu aprecio muito do Fernando Pessoa:
Autopsicografia
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Aproveitando esse momento meio mágico a professora Daiana distribuiu a letra da música "Fico Assim sem você” de Adriana Calcanhotto e depois cantamos todas juntas e assistimos o vídeo da mímica da música (Muito legal, por sinal l!!!!!). Em seguida, em grupos pensamos formas para trabalhar a música com os alunos em sala de aula.
Após retomar a idéia principal da dinâmica da história do quadrado que ao estar inconformado com a sua quadradice busca a sua transformação para no final descobrir que a sua identidade, a sua essência sempre será de um quadrado, fomos estimuladas a começar escrever o memorial. Eu fiquei feliz por ter algo já alinhavado, pois tive que produzir um Memorial Descritivo para me inscrever na seleção do Mestrado em Educação nas Ciências, o qual com algumas adaptações já está postado.
Para finalizar a professora nos passou a mensagem “Estratégias de vida” que permite uma bela reflexão sobre a nossa vida!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário