domingo, 20 de dezembro de 2009

Avançando na Prática – Unidade 1



No dia 26 de outubro, apliquei na 8ª série a atividade proposta no avançando na prática Unidade 1, página 17.
Primeiramente, fizemos a leitura e estudo do texto “Retrato de Velho”. Em seguida, abriu-se espaço para discussão sobre as diferenças existentes entre os valores culturais mais antigos e atuais, bem como refletimos sobre as inter-relações existentes entre língua e cultura. Cada aluno queria contar como era seu relacionamento com pais e avós. Essa atividade oportunizou um momento de integração e maior conhecimento entre colegas.
Num segundo momento, propus aos alunos que fizessem uma leitura dramatizada da crônica. Foi muito interessante. Observou-se durante a atividade que alguns alunos têm mais facilidade de assimilar o papel de um personagem e fazer a leitura empregando uma prosódia (tom, ritmo) mais adequado. Enquanto outros apenas fizeram uma leitura decodificativa dos enunciados.
Também foi interessante perceber a discussão sobre o emprego do discurso direto e indireto, sendo que numa passagem, no sétimo parágrafo, está registrada uma fala do avô, no entanto, não está indicada pelo travessão, o que gerou discussão entre eles. Alguns achavam que o narrador deveria ler, outros que deveria ser o avô. Assim, a discussão foi muito produtiva e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário