terça-feira, 29 de dezembro de 2009

RELATO DA 15ª E 16ª OFICINA

As oficinas 15 e 16 realizaram-se no dia 21 de dezembro de 2009, nos turnos da tarde e noite.
Em grupos, fomos desafiadas a fazer algumas previsões a partir de um título de uma música, imaginando sobre o que ela poderia tratar. As músicas analisadas foram: Eu vou seguir de Marine Elaile, Segredo do Barão Vermelho e Perfeição da Legião Urbana. Nosso grupo, a partir do título “Eu vou seguir” levantou as seguintes hipóteses: é uma afirmação que retrata um escolha, dá idéia de otimismo, de força de vontade, esperava-se que a música apresentasse o caminho que o eu lírico decidiu seguir. Nossas pressuposições foram comprovadas, especialmente nas seguintes passagens da música:
“Saber que ao menos eu tentei e vou tentar mais uma vez”
“Eu vou tentar sempre”
“Acreditar que sou capaz”
“De levantar uma vez mais”
Após ouvirmos e comentarmos sobre as músicas, fizemos a análise e a avaliação dos Projetos de Leitura desenvolvidos nas escolas. Embora o tempo para desenvolvê-los tenha sido curto, conseguimos bons resultados, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do gosto pela leitura dos nossos alunos e pelo envolvimento das demais áreas do conhecimento com vistas a um objetivo comum.
Um momento muito significativo desta oficina foi a socialização dos nossos relatórios. Fomos até o laboratório de informática da escola para compartilharmos os registros da nossa caminhada no Gestar II, algumas colegas criaram blogs, outras preferiram montar seus relatórios em arquivos. Esse momento foi muito interessante, pois tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho que cada colega desenvolveu a partir das sugestões do Gestar. As orientações foram as mesmas, mas a sua aplicação adequou-se às diferentes realidades que encontramos em nossas escolas.
Nessa tarde, fizemos uma avaliação geral do programa e a professora formadora gravou um pequeno comentário de cada cursista.
Para finalizar essa caminhada e também para nos mostrar que há muito ainda o que se fazer quando se assume o desafio de ser professor, antes do jantar de confraternização, assistimos o filme “Entre os muros da escola”.
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
A cada novo ano que se inicia
A história se repete
A escola se prepara
Os alunos estão de volta
Os professores se preparam
Há uma grande missão a cumprir
E que missão...

Como fazer a diferença na vida de alguém?
O que ensinar?
Por que ensinar?
Como agir?
Quando falar?
Quando calar?
Como se controlar?
Como controlar a classe?
Como fazer diferente o que parece igual?
Como tratar de forma igual os diferentes?
O que fazer para ser aceito?
O que não fazer para não ser repudiado?
O que me move?
O que move o meu aluno?
O que os interessa realmente?
Quais são as marcas que deixarei e que levarei deste ano?
Esses questionamentos que se levantam no início de cada ano, são retomados no seu término. Algumas questões ainda não se têm respostas e são justamente essas que nos fazem caminhar e são elas que nos mostram que não podemos ficar parados, que não sabemos tudo, que temos muito a aprender, que temos muito a ensinar, que temos muito a viver entre “os muros da escola”.
Luciane Sippert

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